Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

Banner
Twitter Youtube Flickr

Buscar

Unifor on-line

Programa da Disciplina

DISCIPLINA: S910 - MORFOL DESENV BUCOMAXILOFACIAL

CRÉDITOS: 6.6

PROFESSORES:


EMENTA:

Aspectos éticos do estudo da morfologia. Embriologia da face e estruturas da cavidade bucal. Sistema dental. Angiologia da cabeça e pescoço e vias de difusão das inflamações odontogênicas. Morfologia do periodonto. Inervação da cabeça e pescoço e bloqueios anestésicos. Anatomia aplicada à articulação temporomandibular. Aspectos antropométricos e sexuais do crânio. Anatomia radiográfica do crânio.

PROGRAMA:


UNIDADE I - Aspectos éticos do estudo da morfologia

Adotar atitudes de respeito, empatia e valorização para com o cadáver desconhecido, pela compreensão da importância do uso de peças anatômicas para o processo de ensino-aprendizagem na área da saúde.
Atuar individualmente e em grupo com respeito às normas de biossegurança, com postura ética e compromisso com o desenvolvimento profissional.

01.01 - O cadáver desconhecido.
01.02 - Regras e normas do uso do laboratório.
01.03 - Trabalho em grupo.



UNIDADE II - Embriologia da face e estruturas da cavidade bucal.

Descrever a formação dos arcos branquiais e sua importância no desenvolvimento da face e as más-formações decorrentes do desenvolvimento anômalo.
Identificar as diferentes fissuras orofaciais quanto à classificação das más-formações da face.
Descrever morfologicamente as estruturas superficiais e profundas da face, da cavidade bucal e glândulas salivares, no que se refere aos tecidos componentes da mucosa oral, aos ossos e acidentes anatômicos presentes na vista anterior do crânio, na mandíbula, no osso hioide e sua relação com a origem, inserção, ação e inervação dos músculos da expressão facial, da língua e do palato.

02.01 - Embriologia da face:Formação dos arcos branquiais, Processos maxilar e mandibular, Proeminência fronto-nasal Processos nasais mediais e laterais, Más-formações da face.
02.02 - Aspectos anatômicos gerais das estruturas superficiais e profundas da face e cavidade bucal: Parede anterior, Parede lateral, Parede superior, Parede inferior, Parede posterior.
02.03 - Aspectos histológicos da mucosa oral, da língua e das glândulas salivares maiores e menores: Bochechas, Assoalho da cavidade oral, Língua, Glândulas salivares maiores, Glândulas salivares menores.
02.04 - Crânio ósseo: Vista anterior, Mandíbula, Palato, Osso hioide.
02.05 - Músculos da cabeça e pescoço: Músculos da expressão facial: nariz e lábios; Músculos extrínsecos e intrínsecos da língua; Músculos do palato.



UNIDADE III - Sistema dental

Identificar as etapas do desenvolvimento do germe dentário e suas estruturas componentes, desde a iniciação até os processos de amelogênese e dentinogênese, bem como as características gerais dos grupos dentais e o reconhecimento das dentições decídua e permanente e a disposição dos dentes nas arcadas.
Avaliar radiograficamente as estruturas ósseas do crânio e do elemento dental.

03.01 - Formação do germe e da unidade dentária: Odontogênese, Amelogênese, Dentinogênese.
03.02 - Anatomia dentária: Estrutura do dente, Nomenclatura dentária, Sistema dental humano, Registros dentais, Morfologia do dente.
03.03 - Anatomia radiográfica do crânio: radiografia interproximal e periapical. Estruturas radiopacas. Estruturas radiolúcidas.



UNIDADE IV - Angiologia da cabeça e pescoço e vias de difusão das inflamações odontogênicas

Comparar os aspectos físicos e histológicos do esmalte e da dentina com sua composição química e função, com ênfase nos elementos estruturais e acidentais destes tecidos, suas origens, funções e localizações e as etapas cronológicas da histogênese da polpa.
Correlacionar os forames e sulcos presentes no crânio e mandíbula associados aos vasos sanguíneos com a irrigação e a drenagem venosa da cabeça e pescoço e a relação existente com a topografia das raízes dentais e com as áreas de maior difusão das inflamações de origem dentária.

04.01 - Esmalte e dentina: Composição, localização e função; Prismas do esmalte; Estruturas presentes no esmalte Classificação da dentina.
04.02 - Vascularização da cabeça e pescoço: Artéria carótida comum, Artéria carótida interna, Artéria carótida externa, Ramos colaterais anteriores, posteriores, medial e terminais da artéria carótida externa, Veia jugular interna.
04.03 - Crânio ósseo: Forames e sulcos do crânio e mandíbula
04.04 - Polpa: Polpa embrionária, Polpa jovem, Polpa senil.
04.05 - Vias de difusão das inflamações odontogênicas: Topografia das raízes dentais na maxila, Topografia das raízes dentais na mandíbula.



UNIDADE V - Morfologia do periodonto

Descrever o periodonto de inserção, sua origem e sua formação radicular e a relação entre os aspectos físicos de seus componentes e os grupos dentais com as principais cavidades da face.

05.01 - Rizogênese e cementogênese: Desenvolvimento das raízes dentárias, Formação do cemento.
05.02 - Periodonto de inserção: Cemento e Ligamento periodontal, Células e características dos tecidos, Grupos de fibras.
05.03 - Processo alveolar: Osso alveolar propriamente dito, Placas corticais, Região medular.
05.04 - Articulação alvéolo-dentária e topografia do prolongamento alveolar: Arquitetura do prolongamento alveolar superior; Relação dos dentes superiores com a cavidade nasal, com as tábuas ósseas, com o túber da maxila, com a crista zigomática-alveolar e com o assoalho do seio maxilar; Arquitetura do prolongamento alveolar inferior; Relação dos dentes inferiores com as tábuas ósseas, com as espinhas genianas, com a fossa digástrica, com o forame mentoniano, com a linha oblíqua e com o canal mandibular.
05.05 - Mucosa oral mastigatória: Gengiva, Palato duro.
05.06 - Crânio ósseo: Maxila, Mandíbula, Processo pterigóide (base do crânio).
05.07 - Arquitetura morfofuncional do crânio: Trajetórias de reforço da maxila e mandíbula.



UNIDADE VI - Inervação da cabeça e pescoço e bloqueios anestésicos

Identificar as origens real, aparente encefálica e aparente craniana e os componentes funcionais dos nervos da cabeça e do pescoço; seus ramos e respectivas áreas de inervação, a topografia dos canais e forames cranianos e as áreas favoráveis e desfavoráveis da maxila e mandíbula para aplicação de tipos diferentes de anestesia e bloqueios anestésicos em cirurgia bucal.
Relacionar os ossos e acidentes anatômicos presentes na vista inferior do crânio e no osso hioide com a origem, inserção, ação e inervação dos músculos da faringe, infra-hioideos e posturais.

06.01 - Inervação da cabeça e pescoço: Nervo Trigemeo, Nervo Facial, Nervo Glossofaríngeo, Nervo Vago, Nervo Acessório, Nervo Hipoglosso.
06.02 - Anatomia topográfica das anestesias: Anestesia do nervo maxilar e seus ramos, Anestesia do nervo mandibular e seus ramos.
06.03 - Crânio ósseo: Vista inferior, Osso hioide.
06.04 - Músculos da cabeça e pescoço: Músculos da faringe, Músculos infra-hioideos, Músculos posturais.



UNIDADE VII - Anatomia aplicada à articulação temporomandibular

Identificar os componentes anatômicos, as peculiaridades e os movimentos permitidos pela articulação temporomandibular.
Avaliar macroscopicamente e radiograficamente os ossos e acidentes anatômicos presentes nas vistas inferior e lateral do crânio e na mandíbula, com a identificação de sua origem, inserção, ação e inervação dos músculos da mastigação e supra-hioideos.

07.01 - Articulação temporomandibular: Classificação morfológica e funcional da ATM, Aspectos filogenéticos da ATM, Componentes anatômicos da ATM, Movimentos da ATM.
07.02 - Articulação temporomandibular: Classificação morfológica e funcional da ATM, Aspectos filogenéticos da ATM Componentes anatômicos da ATM, Movimentos da ATM.
07.03 - Crânio ósseo: Vista lateral, Vista inferior, Mandíbula.
07.04 - Músculos da cabeça e pescoço: Músculos da mastigação, Músculos supra-hioideos.
07.05 - Anatomia radiográfica do crânio: radiografia panorâmica e lateral; Estruturas radiopacas; Estruturas radiolúcidas.



UNIDADE VIII - Aspectos antropométricos e sexuais do crânio

Diferenciar o crânio do sexo masculino do crânio do sexo feminino.
Identificar macroscopicamente os ossos e acidentes anatômicos presentes nas vistas superior e posterior do crânio e na mandíbula, os pontos craniométricos e as medidas craniofaciais.

08.01 - Arquitetura morfofuncional do crânio: Aspectos sexuais.
08.02 - Antropologia craniofacial: Pontos superior, posterior, anterior, lateral e inferior localizados na face; Dimensões craniofaciais; Classificação craniométrica.
08.03 - Crânio ósseo: Vista superior, Vista posterior, Mandíbula.



Obs: A carga horária do crédito até o semestre 2007.2 equivale a 15 h.
        A partir do semestre 2008.1 a 18 h.